Jadson Ruas se reúne com Rui Costa e conquista policiamento para Rancho Alegre em Caravelas

Jadson Ruas se reúne com Rui Costa e conquista policiamento para Rancho Alegre em Caravelas
julho 29 01:04 2016 Imprimir Este Artigo

O prefeito Jadson Ruas (PSL) se reuniu em Salvador no final da tarde desta quinta-feira (28/07), com o governador Rui Costa (PT) e com o presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Marcelo Nilo (PSL), na Governadoria do Estado no CAB – Centro Administrativo da Bahia para tratar se assuntos pertinentes ao município de Caravelas, na pauta estava o principal capítulo que foi relacionado a falta de segurança no interior do município.

Na audiência com o governador Rui Costa, o prefeito Jadson Ruas conquistou obras para a instalação de 5 novos poços artesianos que serão implantados em regiões rurais do município. Conquistou junto a CDA – Coordenação de Desenvolvimento Agrário da Secretária Estadual de Agricultura, os títulos e escrituras públicas de todos os imóveis urbanos do município de Caravelas e mais 140 títulos públicos de imóveis rurais. Além de ter conquistado o policiamento militar para o distrito de Rancho Alegre.

A reivindicação do prefeito Jadson Ruas foi especialmente em relação ao distrito de Rancho Alegre, um importante povoamento quilombola do município que fica situado às margens da rodovia BR-101 e está desprovido de um destacamento policial a quase 2 anos e vive atualmente uma onda de violência muito grande que tem deixado a comunidade assustada.

Em Rancho Alegre, por exemplo, onde se tem registrado os crimes mais bárbaros dos últimos dias, a Prefeitura Municipal construiu um atualizado Posto Policial com modernas instalações de funcionamento e ainda um alojamento confortável e bem equipado para abrigar os profissionais do destacamento. Mas o município não tem conseguido êxito na busca por policiais militares através dos comandos regionais, porque as instituições militares alegam falta de efetivo, razão pela qual, o prefeito Jadson Ruas logo após uma manifestação dos moradores de Rancho Alegre sobre a BR-101 nesta última quarta-feira (27), ele foi apelar diretamente para o governador Rui Costa na busca por uma solução definitiva.

“Não podemos aceitar que um município como o nosso, tão rico culturalmente e de história relevante para as futuras gerações viva episódios lamentáveis repetidamente em desfavor das vidas das pessoas. Vamos continuar trabalhando para monitoramos e oferecer o máximo de dignidade e segurança aos nossos habitantes. O município de Caravelas tem feito e continua fazendo o máximo que pode para oferecer as condições necessárias e adaptáveis aos nossos policiais, mas dependo do Estado da Bahia para que nós tenhamos estes profissionais conosco diuturnamente, contribuindo e ajudando a nos proteger do mal”, disse o prefeito Jadson Ruas.

O governador Rui Costa garantiu ao prefeito Jadson Ruas que vai estabelecer com os seus comandos regionais um plano de trabalho para que Caravelas não fique descoberta de policiamento, especialmente o distrito de Rancho Alegre que vive uma crise atípica para que a sua população receba um destacamento policial no mais curto prazo de tempo possível. O governador assegurou que Rancho Alegre ganhará um reforço policial a partir do dia 3 de agosto, num trabalho conjunto entre a 88ª Companhia Independente de Policia Militar de Alcobaça que tem base circunscricional no município de Caravelas e a 87ª Companhia Independente de Policia Militar de Teixeira de Freitas que possui base com mais proximidade do distrito.

Além da conquista do destacamento militar para Rancho Alegre, o prefeito Jadson Ruas conquistou junto ao governador Rui Costa as obras para a instalação de 5 novos poços artesianos que serão implantados em regiões rurais do município. E junto CDA – Coordenação de Desenvolvimento Agrário da Secretária Estadual de Agricultura, conseguiu a liberação dos títulos de domínio e escrituras públicas de todos os imóveis urbanos do município de Caravelas e mais 145 títulos de imóveis de pequenas propriedades rurais que serão entregues aos seus proprietários já agora no mês de agosto.

O governador ainda confirmou a sua vinda a Caravelas agora no próximo mês de agosto, para inaugurar o Sistema de Esgotamento Sanitário da cidade. O Sistema que acabou de ficar pronto, é o maior investimento público da história de Caravelas, cujo empreendimento foi executado pela EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento e envolveu investimentos da ordem de R$ 16,3 milhões, entre recursos próprios da Embasa e provenientes do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal. Com a conclusão dos trabalhos, mais de 11,6 mil pessoas estão sendo beneficiadas, garantindo a cobertura de 100% da sede do município com o serviço de esgotamento sanitário.

Foram implantados 30 quilômetros de tubulações de diâmetros variados, como rede coletora, linha de recalque (que conduz o esgoto de um ponto mais baixo para outro mais elevado) e emissário final, além de uma ETE – Estação de Tratamento de Esgoto, DAF – Digestação Anaeróbia de Fluxo, 6 estações elevatórias de bombeamento e 2.773 ligações intradomiciliares. O efluente tratado segue por gravidade até o estuário formado pelo rio do Macaco e pelos córregos Pai Anselmo, Peixoto e Peruípe, sem causar nenhum dano ao meio ambiente.

Teixeiranews (Por Athylla Borborema).