José Anastácio é o Novo Presidente da Câmara de Vereadores de Nova Viçosa

José Anastácio é o Novo Presidente da Câmara de Vereadores de Nova Viçosa
janeiro 01 19:56 2017 Imprimir Este Artigo

Tomaram posse na manhã deste domingo (01-01), os 13 vereadores eleitos em 02 de outubro de 2016 para a Legislatura 2017-2020, na Câmara de Vereadores do Município de Nova Viçosa-BA. O evento aconteceu no Plenário Joana de Jesus Reis, na Câmara, região central da sede de Nova Viçosa.

A Sessão Solene para a posse dos edis, segundo o Regimento Interno da Câmara, deve ser presidida pelo vereador que obteve maior número de votos nas eleições para o novo mandado, que foi o próprio vereador José Anastácio Carvalho Machado (DEM), com 621 votos.

anapres-02

Dr.José Anastácio – Presidente, Djalma Evandro – Vice, Mozart Junior – 1º Secretário e Joaquim 2º Secretário.

Como reza o Regimento, após a posse, passou-se à eleição da mesa diretora para o biênio 2017-2018. Com apenas 01 chapa, que recebeu 11 votos favoráveis, 01 voto contra e 01 abstenção, o advogado José Anastácio foi eleito o novo presidente da Câmara Vereadores de Nova Viçosa, tendo como o Vereador Djalma Evandro da Silva Pereira (PRB) como Vice-Presidente, Mozart Pereira de Souza Junior (DEM) como Primeiro Secretário e Joaquim Souza da Silva (PTdoB) como segundo Secretário.

Reeleito, vereador José Anastácio ficou caracterizado como principal nome da oposição durante os primeiros três anos e meio do mandato anterior, período em que fez duras críticas e representações contra o grupo político do então prefeito Márvio Mendes. Numa aliança que já dura 12 anos com o prefeito Manoelzinho, o experiente advogado José Anastácio Carvalho Machado chegou à presidência falando em independência dos poderes e destacando a importância da união dos mesmos para o progresso e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos do município.

anapes-03

“Agradeço ao ex-presidente Antônio Santana, (Toninho – PTB), pela forma coerente que conduziu essa casa, num momento muito importante da política de Nova Viçosa. Demonstrou sabedoria, desapego e vontade ajudar a promover a justiça e a prevalecer a vontade do povo”, disse Anastácio. Emocionado  e com a voz embargada, prometeu ser um presidente justo com todos o vereadores em todos os projetos que visem melhorias para o município. “Essa é uma terra de gente simples e necessitada. no dia-a-dia e nas caminhadas de campanha nos deparamos com situações que mexem com os nossos corações. Perceber que posso, através do voto, ampliar minha capacidade de ajudar as famílias da nossa terra realmente me emociona”, disse Anastácio ao R3news.

anapres-01

Dr. Anastácio e o filho, o também advogado Daniel Carvalho

A Sessão Solene teve início às 09h00min, contou com a presença de parentes, amigos e correligionários políticos dos vereadores. Contou também com a participação do prefeito eleito Manoel Costa Almeida, o Manoelzinho (DEM), e seu Vice Ruberval Lima Porto (PSL).

Devidamente diplomados pelo TRE – Tribunal Regional Eleitoral em meados de dezembro, foram empossados os seguintes vereadores:

01 – José Anastácio Carvalho Machado (DEM) – 621 votos.

02 – José Aloísio de Oliveira (PP) – 606 votos.

03 – João Farias da Silva (DEM) – 567 votos.

04 – Evanete de Souza Costa (PP) – 548 votos.

05 – Mozart Pereira de Souza Junior, o “Mozazinho” (DEM) – 532 votos.

06 – Fabiano Rodrigues da Silva, o “Fabiano Enfermeiro” (PSDB) – 520 votos.

07 – Renato Lopes Lage (PP) – 508 votos.

08 – Robson Leal Santos, o “Robson do Peixe” (PTB) – 491 votos.

09 – Francisco Fidelis (PTC) – 488 votos.

10 – Joaquim Souza da Silva, o “Quinzinho” (PT do B) – 467 votos.

11 – Djalma Evandro da Silva Pereira, o “Djalma de Abrão” (PTN) – 434 votos.

12 – Ivaneide Dutra Neves, o “Nei da Geladeira” (PSDB) – 411 votos.

13 – Edimilson Figueiredo de Matos (PPS) – 312 votos.

 

Por Rubens Floriano