Prefeitura realiza mutirão de “Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças” em Nova Viçosa

Prefeitura realiza mutirão de “Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças” em Nova Viçosa
maio 24 11:49 2017 Imprimir Este Artigo

Prefeitura de Nova Viçosa, através da Secretaria Municipal de Ação Social e o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) realizaram uma programação alusiva ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” comemorado no dia 18 de maio, mas a programação só finalizou nesta segunda-feira (22). A chamada “caravana de quem ama cuida” levou as ações e intervenções que contemplaram todas as escolas municipais, distribuição de materiais informativos/panfletagem e palestras com os pais e a comunidade que manifestasse interesse.

Dentro da programação foi realizada apresentações teatrais abordando a temática “Abuso sexual e a revelação do segredo” apresentada pelo grupo de teatro formado pelos alunos do ensino médio do município estudantes da Escola Estadual Eraldo Tinoco, fruto de atividades extracurriculares desenvolvidas pela professora Natalia Carolino que também foi parceira da ação. Para a secretária Municipal de Ação Social, Eunice Costa, “É um momento de luta pelos Direitos Humanos de crianças e adolescentes. Todos têm que defender diariamente os direitos de meninas e meninos crescerem de forma saudável e sob proteção”.

abuso2

Com uma programação bastante educativa a ação promovida pela Secretaria Municipal de Ação Social e pelo CREAS contou com palestras que detalharam todas as principais formas de  violência e abuso contra as crianças e os adolescentes, nomes como o Major Anilton Almeida, comandante da 89ª Companhia Independente da Policia Militar, Capitão Fabiano Lima e do pedagogo José Carolino, da Vara da Infância e da Juventude do Espírito Santo, trouxeram de forma pedagógica mas bem dinâmica os cuidados necessários a serem tomados e os detalhes a serem observados, principalmente pelos pais ou responsáveis. Ao todo mais de 5 mil pessoas foram alcançadas entre pais e alunos.

A intenção do 18 de maio é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta. “Essa é uma luta diária precisamos estar atentos a qualquer sinal de violência, abuso ou exploração infantil”, disse Welington Barbosa, coordenador do CREAS de Nova Viçosa. Welington ainda pediu atenção da sociedade para que no menor sinal de que está acontecendo um abuso faça imediatamente uma denúncia, “o Disque 100 funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita ou entre em contato com o Conselho Tutelar, CRAS ou CREAS de Nova Viçosa”.

abuso3

O “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, foi instituído pela Lei /federal 9,970/00, no dia 18 de maio, e é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescente no território brasileiro. Esse dia foi escolhido, porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome da menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, apesar de sua natureza hedionda, até hoje o crime está impune.

ASCOM  – Nova Viçosa