Requerimentos de Anastácio por ciclovia e rotatória visam integrar Museu Krajcberg à cidade de Nova Viçosa

by Rubens Floriano | 23 de agosto de 2017 21:01

Em agenda a Salvador, o presidente da câmara de vereadores de Nova Viçosa, vereador José Anastácio Carvalho Machado (DEM), protocolou junto a Secretaria de Desenvolvimento do Estado da Bahia, que tem como gestor da pasta o Ex-governador e amigo do artista plástico e ambientalista Frans Krajcberg, Jaques Wagner, o requerimento que demanda sobre a necessidade de urbanizar a BA 998 no trecho que compreende a entrada da cidade até a altura do Museu Frans Krajcberg. No requerimento Anastácio cita a necessidade de uma ciclovia, iluminação e uma rotatória para possibilitar que o museu venha ser integrado de fato a cidade.

[1]

Foto: R3news – montagem Ascom-Cãmara – Vereador José Anastácio – requerimento para facilitar acesso ao Meseu Kracjberg

O Museu Krajcberg, criado via projeto de lei – Fundação Museu Frans Krajcberg , ainda na gestão de Jaques Wagner como governador do Estado da Bahia. É um instrumento que tem o objetivo de preservar o acervo do ambientalista polonês de 96 anos, há mais de 60 na Bahia, radicado no sítio Natura, município de Nova Viçosa. “O acervo de Frans Kracjberg é composto por mais de mil esculturas, relevos, desenhos, fotografias e filmes que precisam ser vistos não somente por turistas das mais diversas partes do mundo, más também pelo povo de Nova Viçosa, que precisa ter aquele sentimento de pertença, ter orgulho e principalmente conhecer, pois você fala com maior propriedade e com mais orgulho daquilo que você conhece”, ressaltou Anastácio.

[2]

Foto: Reprodução – Jaques Wagner (então governador da Bahia e Frans Kracjberg.

O prefeito de Nova Viçosa, Manoel Costa Almeida, vê nessa iniciativa do presidente da Câmara de vereadores, José Anastácio, a síntese de como é importante para um município uma câmara que busca exercer na essência as funções para a qual foi eleita. “oberve que nós temos cobrado celeridade nas obras do museu, más nossa cobrança não contemplava essa ação de integração do museu a cidade, porque não pensamos, porque em algum momento não se considerou importante, más veja que uma câmara que tem um presidente antenado já consegue visualizar além do que estava posto, por isso quero parabenizar o vereador e presidente da Câmara, Anastácio pela ousadia, e dizer que vamos endossar o requerimento dele e da câmara junto ao governador Rui Costa”.

[3]

Foto: Reprodução – Vista aérea do Sítio Natura, onde está localizado o museu a céu aberto.

Frans Kracjberg é considerado um dos 10 artistas vivos mais importantes do mundo e o mais importante escultor do Planeta Terra, além de pintor, escultor, gravador e fotógrafo, ele é o único brasileiro que possui um museu em Paris, na França. “essas ações que pontuamos no requerimento, além de um embelezamento natural da rodovia, vai proporcionar um espaço extra de lazer para a cidade, uma vez que a comunidade usa o acostamento da rodovia para se exercitar, fazendo suas caminhadas ou pedalando, vamos aumentar a segurança uma vez que viabilizaremos uma iluminação adequada e acima de tudo, fazer com que o museu esteja dentro da cidade, pois a sua localização está distante 4 km de Nova Viçosa” concluiu o vereador Anastácio em sua justificativa para o requerimento.

Ascom Nova Viçosa.

Endnotes:
  1. [Image]: http://r3news.com/wp-content/uploads/2017/08/requerimento-Frans1-1.jpg
  2. [Image]: http://r3news.com/wp-content/uploads/2017/08/requerimento-Frans4.jpg
  3. [Image]: http://r3news.com/wp-content/uploads/2017/08/requerimento-Frans2.jpg

Source URL: http://r3news.com/2017/08/requerimentos-de-anastacio-por-ciclovia-e-rotatoria-visam-integrar-museu-krajcberg-cidade-de-nova-vicosa/