Passarela do Gigica: Vereador Itamar Siqueira quer preservar e revitalizar um rico patrimônio ambiental de Mucuri

Passarela do Gigica: Vereador Itamar Siqueira quer preservar e revitalizar um rico patrimônio ambiental de Mucuri
maio 27 16:04 2018 Imprimir Este Artigo

O vereador por Mucuri, Itamar Siqueira Junior (PDT) propôs ao Poder Executivo Municipal por meio de uma indicação legislativa que seja executada obras de revitalização da Passarela Ecológica do Gigica e limpeza urbana da região e que se estabeleça uma política de preservação de todo o parque ecológico onde se situa a Passarela Ecológica do Gigica, principal ponto turístico da cidade de Mucuri, onde habitantes e turistas utilizam durante todo o ano, tanto para lazer e fotografar, quanto para caminhar e usar de acesso para o mar.

Itamar Siqueira lembra que a passarela é um antigo acesso dos pescadores até o mar, que eles utilizavam para transporte de pescado e gelo, mas tornou-se um atrativo ecoturístico dos mais significativos de Mucuri. Segundo o parlamentar, quem atravessa a Passarela Ecológica do Gigica participa de uma aula prática de educação ambiental, observando os ecossistemas costeiros, desde o manguezal até o mar. A passarela de madeira, rústica e segura, tem uma extensão aproximada de 400 metros e foi construída sobre o manguezal, que na maré baixa é deslumbrante ficar do alto observando as andanças das mais variadas espécies de crustáceos sobre o manguezal.

O destaque da Passarela Ecológica do Gigica fica por conta de 16 placas em forma de história em quadrinhos, colocadas a cada 20 metros, contando a história de “Aucides Carango”, o “rei do mangue”, o caranguejo. O nome “Gigica” foi colocado em homenagem a um antigo pescador, que sobreviveu após quatro dias desaparecido no mar. No final da passarela, pode ser feita uma caminhada leve por uma trilha entre a restinga, seguindo até a praia e passando por uma grande amendoeira com banquinhos à sombra. Próxima à praia, uma lagoa formada pelo encontro da maré alta com a água do rio dá origem a um pequeno manguezal.

O circuito continua contornando a margem esquerda do rio Mucuri; primeiro a praia de mar aberto, depois a de “boca da barra” – a mais perigosa por causa das correntes – e finalmente a praia de rio, antes de voltar ao manguezal, sempre margeando o rio, até encontrar novamente a passarela ecológica. No início da passarela existe um Receptivo de Ecoturismo, no final da Rua Ponta de Areia, nas proximidades do porto de Mucuri. O vereador Itamar Siqueira solicita em sua proposição que o município revitalize a passarela, o receptivo e implante novas sinalizações indicando as pessoas os acessos corretos para visitação da fauna e da flora, e também os caminhos para as praias da região.

De acordo com o vereador Itamar Siqueira, o parque onde se estabelece a Passarela Ecológica do Gigica é de tamanha beleza como em todo estuário do rio Mucuri e toda área da passarela é talvez o maior parque ecológico dentro de uma área urbana na região extremo sul da Bahia, cabendo ao poder público junto com a sociedade – pensar, entender e proteger esse delicado, importante e rico patrimônio ambiental. Disse ainda que tem conversado bastante com o prefeito Carlos Simões (PDT) sobre o assunto, e tem certeza que o gestor dará uma atenção especial a sua proposta, cuja proposição é também um grande desejo do prefeito.

“Nossa ideia com o parque da Passarela Ecológica do Gigica, é preservar a flora e a fauna nativas, bem como garantir uma área para o desenvolvimento de pesquisas e de educação ambiental, e para abrigar atividades turísticas, culturais e de lazer. O município de Mucuri precisa se voltar mais em favor desse ecossistema para reverenciá-lo como o grande pulmão e berço de vida. A relação dos moradores e turistas com o manguezal precisa ser íntima. Precisamos olhar para nosso manguezal, nossos rios, nossa fauna e nossa flora e enxergamos vida, contemplação, respeito e cuidado”, alertou o vereador Itamar Siqueira.

Tn – Por Athylla Borborema.

  Article "tagged" as:
  Categories:

Ainda não há comentários

Você pode ser o único a iniciar uma conversa .

Adicione um comentário

Your data will be safe! Seu endereço de e-mail não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceira pessoa.
Todos os campos são obrigatórios.