Em Nova Viçosa presidente da Câmara pode ser fundamental no apoio à candidatura de José Ronaldo ao Governo do Estado

by Rubens Floriano | 10 de julho de 2018 02:36

A primeira visita oficial do ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo (DEM), como pré-candidato ao Governo da Bahia, que aconteceu no último dia 05 de julho em Teixeira de Freitas, marcou o início da mobilização dos DEMOCRATAS no extremo Sul do Estado, na corrida pelo Palácio de Ondina, para o período 2019 a 2022. Representando a principal frente de oposição à reeleição do governador Rui Costa, o atual prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, participou do evento, acompanhado por Jutahy Magalhães Jr. (PSDB), pré-candidato ao Senado e do ex-governador Paulo Souto. Os prefeitos da legenda Humberto Carvalho Cortes, o “Betão”, de Lajedão; Manoel Costa Almeida, o “Manoelzinho”, de Nova Viçosa, além de Marcelo Angênica (PSDB), de Itamaraju.

[1]

O pré-candidato José Ronaldo – DEM. preferiu discursar no meio da platéia em Teixeira de Freitas – Foto: Rubens Floriano

Após ouvir do prefeito ACM Neto que ele (José Ronaldo), está tão quanto ou melhor preparado que o próprio Neto para assumir a cadeira de governador; o pré-candidato disse não se envergonhar de sua vida pública e ressaltou sua pretensão em cumprir os compromissos firmados em suas alianças de campanha. O ex-vereador e ex-prefeito de Feira de Santana criticou duramente o atual modelo de governo. “Não permitiremos omissão do governo. Nós precisamos somar, fazer isso juntos, porque queremos mudança. Podemos levar uma mensagem de fé por uma região próspera, como o extremo sul, e colocar o governo aqui presente. Não quero ser governador por vaidade. Quero compreender e ser compreendido por todos”, disse.

 

Como pano de fundo da visita de José Ronaldo ao extremo Sul, estão os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e presidentes de Câmaras dos Municípios em que o chefe do Executivo preferencialmente apoiem uma chapa majoritária encabeçada pelo candidato Democrata. São eles os responsáveis por dar sustentação a uma possível campanha do partido na região. Em alguns casos o papel do presidente da Câmara pode ser relevante, exercendo grande influência no volume do apoio que José Ronaldo possa receber nesses municípios. Entre as razões para isso, estão as constantes pautas de problemas dos municípios, assuntos recorrentes nas discussões das câmaras de vereadores, que apesar de nem sempre avançarem, seguem mediando possíveis soluções.

[2]

O prefeito Manoelzinho (Nova Viçosa) ACM Neto e o Presidente da Câmara José Anastácio – apoio à candidatura de José Ronaldo – Foto: Rubens Floriano

O município de Nova Viçosa pode ser um exemplo, da importância do presidente da Câmara, para potencializar o apoio do prefeito Manoelzinho à candidatura de José Ronaldo. O presidente José Anastácio Carvalho Machado (DEM), que já declarou apoio irrestrito à pré-candidatura de José Ronaldo, tem atuado como mediador, e com o líder do prefeito na Câmara, vereador João Farias da Silva (DEM), buscam soluções junto ao prefeito para os inúmeros problemas que o município apresenta, diante da crise financeira que afeta a maiorias dos municípios brasileiros, como alegam os prefeitos.

Naturalmente, todos os vereadores de Nova Viçosa apresentam queixas ao prefeito em prol dos munícipes, isso diretamente, ou por meio de ofícios, indicações e projetos de leis. No entanto, a figura do presidente José Anastácio, por não ser diretamente responsável pela execução das ações que movimentam a máquina pública como Saúde, Educação, infraestrutura e outros setores; não sofre diretamente o desgaste imposto pela falta de recursos financeiros, que afeta o resultado da administração do prefeito Manoelzinho. Mesmo o prefeito sendo uma das mais antigas representações dos Democratas no extremo Sul da Bahia, depende de aprovação popular à sua gestão, para garantir condições de transferência de votos para o seu candidato ao Governo do Estado.

[3]

O ex-governador da Bahia Paulo Souto discursa ao lado de Juthay Magalhães Jr, José Ronaldo e apoiadores. Foto: Rubens Floriano.

 

Juntamente com os vereadores João Farias, Fabiano Rodrigues da Silva (PSDB), Edimilson Figueredo Matos (PPS), Evanete de Saouza Costa (PP) Ivaneide Dutra Neves (PSDB), Francisco Fidelis (PTC) e Mozart Pereira de Souza Junior (DEM), José Anastácio compõe a base do prefeito Manoelzinho na Câmara de Nova Viçosa. Inicialmente contava com a candidatura o prefeito ACM Neto ao governo, mas disse apoiar José Ronaldo, por ser “um homem experimentado, que foi vereador, quatro vezes prefeito, que tem o nome limpo e que transmite confiança naquilo que propõe, além de receber a assinatura pública do apoio de Neto”, disse em entrevista após o encontro em Teixeira de Freitas.

Outros cinco vereadores compõem a Câmara de Nova Viçosa nessa legislatura: José Aloísio de Oliveira (PP), Renato Lopes Lage (PP), Robson Leal Santos (PTB), Joaquim Souza da Silva (PT do B) e Djalma Evandro da Silva Pereira (PTN),

Por Rubens Floriano – r3news

Endnotes:
  1. [Image]: http://r3news.com/wp-content/uploads/2018/07/zéron-002.jpg
  2. [Image]: http://r3news.com/wp-content/uploads/2018/07/zéron-003.jpg
  3. [Image]: http://r3news.com/wp-content/uploads/2018/07/zéron-004.jpg

Source URL: http://r3news.com/2018/07/em-nova-vicosa-presidente-da-camara-pode-ser-fundamental-no-apoio-candidatura-de-jose-ronaldo-ao-governo-do-estado/