ATL celebra a poesia, o natal e a vida na última sessão solene de 2018

by Rubens Floriano | 16 de dezembro de 2018 14:15

A Academia Teixeirense de Letras (ATL) celebrou a poesia, o Natal e a vida na última sessão solene de 2018. O evento aconteceu ontem (13), a partir das 19h, no auditório Francistônio Pinto da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas/BA.

Apresentada por Clébio Rodrigues e transmitida ao vivo pela Rádio Câmara FM, a sessão acadêmica teve início com a fala do presidente da ATL, Almir Zarfeg, sobre um dos textos mais conhecidos de Vinícius de Moraes – “Poema de Natal”.

[1]

Zarfeg discorreu sobre a fusão entre poema e música tão comum na produção de Vinícius de Moraes que, aliás, ficou conhecido como um dos pais da bossa nova, com canções do quilate de “Chega de saudade”, “Samba em prelúdio” e “Tarde em Itapuã”.

Após argumentar sobre a convivência harmoniosa entre poesia e canção, durante o chamado trovadorismo, cuja separação se daria com a chegada do livro impresso e cujo reencontro acabou acontecendo graças ao poetas líricos como Vinícius, Zarfeg compartilhou com todos o belo “Poema de Natal”.

[2]

Em seguida, houve a apresentação dos futuros membros efetivos – Patrícia Brito e Erivan Santana – a serem empossados nas respectivas cadeiras 22 e 36, em 14 de março, durante o 1º evento acadêmico de 2019. Eudes Brito – maestro e futuro membro benemérito – também foi apresentado aos presentes.

O público ainda conheceu os indicados ao Prêmio Destaque Poético 2018: Armando Azevedo, Edinar Cerqueira, Erivan Santana e Val Bernardino.

Um dos pontos altos do evento foi a apresentação do volume 3 da antologia “ATL em Verso e Prosa!” e a abertura das inscrições ao Prêmio Castro Alves de Literatura 2019, ao qual os interessados poderão se inscrever de 17 de dezembro de 2018 a 31 de janeiro de 2019 – nas categorias poema e crônica. A premiação envolve medalha, diploma e uma pequena quantia em dinheiro.

A sessão solene também se transformou em palco para as apresentações musicais de Gleiciane Paiva e Saimon Ranierre, além de recitais e homenagens.

[3]

A grande celebração da noite foi dedicada à mestra Enelita Freitas, que completou 70 anos de vida em 2018. Ela ganhou um poema de Almir Zarfeg e um bolo personalizado da empresária e poeta Val Bernardino.

“Foi uma sessão marcada pela emoção e pelo encontro do humano com o belo”, disse Zarfeg.

Teixeiranews – fotos: divulgação ATL.

Endnotes:
  1. [Image]: http://r3news.com/wp-content/uploads/2018/12/ATL11.jpg
  2. [Image]: http://r3news.com/wp-content/uploads/2018/12/ATL-122.jpg
  3. [Image]: http://r3news.com/wp-content/uploads/2018/12/ATL1222.jpg

Source URL: http://r3news.com/2018/12/atl-celebra-poesia-o-natal-e-vida-na-ultima-sessao-solene-de-2018/