“Soca” e a família são exterminados em ação de pistoleiros na BR-101, em Mucuri

by Rubens Floriano | 17 de janeiro de 2018 16:58

A chacina aconteceu na noite desta terça-feira, dia 16 de janeiro, na altura do KM 956 da BR-101, perímetro urbano de 31 de Março, distrito de Mucuri, sendo que todos os ocupantes de um veículo Fiat Siena, de cor vermelha, placa OZV-3191, licenciado em Alcobaça, foram mortos com vários disparos de arma de fogo.

As vítimas foram Jalperaz do Espírito Santo Rocha, o “Soca” ou “Coroa”, considerado o líder do tráfico de drogas em Prado, Alcobaça, Caravelas e também com ligações criminosas em Teixeira de Freitas e no Espírito Santo. “Soca” era interno do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF) e havia deixado a prisão horas antes, depois de ser beneficiado com o regime semiaberto.

Também foram mortos a esposa de “Soca”, Dilma Maria dos Santos Oliveira Rocha, de 40 anos de idade, seus filhos Jalperaz do Espírito Santo Rocha Junior, 17 e Gabriela Oliveira Rocha, 22, essa que estaria grávida. O veículo era conduzido por Alan Cláudio de Sousa Felipe, de 22 anos, genro do traficante, que também morreu na ação criminosa.

A execução da família aconteceu a poucos metros da divisa entre os estados da Bahia e Espírito Santo, justamente quando o motorista Alan Cláudio teve que diminuir a velocidade do Fiat Siena, pois no local existe um radar eletrônico. Foram efetuados tantos tiros, que até o equipamento terminou atingido.

No veículos e nos corpos foram observadas dezenas de perfurações, ação característica de armamento que produz rajada. Após as execuções os pistoleiros teriam fugido em direção ao território capixaba.

[1]

O delegado Samuel Martins, titular de Mucuri e peritos do Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas (DPT), estiveram no local, onde procederam com o levantamento cadavérico e perícia. Logo depois foi autorizada a remoção dos corpos ao IML de Teixeira de Freitas, para exames de necropsia. Na cena da chacina foram encontrados estojos de munição dos calibre 9 milímetros e ponto 45.

Segundo a polícia a chacina pode ter sido vingança de traficantes rivais da Bahia ou Espírito Santo, apesar de nenhuma outra hipótese ter sido ainda descarta. Entre outros crimes, Jalperaz do Espírito Santo Rocha, o “Soca” ou “Coroa”, era apontado como autor de uma chacina ocorrida em 2012 na cidade do Prado, com quatro mortos e quatro feridos.

(Informações Teixeiranews)

Endnotes:
  1. [Image]: http://r3news.com/wp-content/uploads/2018/01/socad2.jpg

Source URL: http://r3news.com/2018/01/soca-e-familia-sao-exterminados-em-acao-de-pistoleiros-na-br-101-em-mucuri/


Mulher diz que é namorada da amiga e acaba agredida em Guriri

by Rubens Floriano | 14 de janeiro de 2018 19:03

Uma mulher de 28 anos foi agredida ao defender a amiga de um assediador durante uma festa numa área de shows em Guriri, litoral de São Mateus, Norte do Estado. O crime foi registrado pela Polícia Militar na noite deste sábado (13). O suspeito, um jovem de 22 anos, acabou detido.

A amiga da vítima contou à PM que as duas estavam no local quando o rapaz começou a assediá-la. Percebendo que a amiga estava se sentindo incomodada, a vitima intercedeu dizendo que seria namorada dela. Nesse momento, o rapaz começou a ofendê-la com palavrões e a chamou de “sapatão”. Nervoso, ele também passou a agredi-la com socos e chutes.

O acusado foi contido por pessoas que estavam no local até a chegada dos seguranças da festa. Os profissionais também o detiveram até a chegada dos militares. O detido foi conduzido à 18ª Delegacia Regional de São Mateus. A PM informou que a vítima sofreu lesões no rosto decorrentes dos socos que recebeu.

Gazetaonline

Source URL: http://r3news.com/2018/01/mulher-diz-que-e-namorada-da-amiga-e-acaba-agredida-em-guriri/


Contagem regressiva para Circuito Sul-Americano de vôlei em Nova Viçosa

by Rubens Floriano | 14 de janeiro de 2018 18:57

O início do Circuito Sul-Americano de vôlei de praia 2018 será ‘em casa’ para as duplas brasileiras. A primeira etapa da temporada no tour continental acontece de 19 a 21 de janeiro, na cidade de Nova Viçosa. O torneio contará com seis duplas brasileiras femininas, além de outras quatro masculinas, inclusive com a presença do campeão olímpico Ricardo.

O baiano, campeão dos Jogos Olímpicos de Atenas, atuará ao lado do paraibano George em parceria provisória, apenas para a etapa do Sul-Americano. As outras três duplas masculinas no torneio serão Fernandão/Ramon Gomes (ES/RJ), Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR) e João Pedro/Lucas Sampaio (PR/RJ). Ricardo comentou a oportunidade de jogar em seu estado, o que não acontecia desde 2015, quando venceu uma etapa do Circuito Brasileiro. “Estou muito empolgado por ter a oportunidade de voltar a jogar na Bahia, meu último evento no meu estado aconteceu em 2015. Estava atuando com o Emanuel e nos tornamos campeões da temporada e da etapa no mesmo evento. A Bahia me coroa sempre com grandes conquistas, mas dessa vez estarei jogando pela primeira vez com o George, um atleta muito promissor, campeão mundial sub-19 e sub-21”, declarou.

A equipe feminina também terá a presença de uma medalhista olímpica. Juliana Felisberta, bronze nos Jogos de Londres ao lado de Larissa. Ele estreará parceria ao lado da paraibana Andressa. As outras duplas que defenderão o Brasil em busca de medalhas são Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Tainá /Victoria (SE/MS), Josi/Lili (SC/ES), Maria Clara/Carol Horta (RJ/CE) e Anne Catherine/Ana Carolina (RJ/MS).

Ana Patrícia e Rebecca venceram duas etapas do torneio continental na temporada passada. A bloqueadora da dupla, atleta mais alta do torneio com 1.94m, comentou a possibilidade de novamente representar o país na competição, desta vez em um local com quem mantém uma relação especial. “Tivemos uma semana de recesso entre o Natal e o Ano Novo, retornamos aos treinamentos no dia 3 de janeiro e estamos trabalhando muito forte. Será especial jogar na Bahia. É um estado que particularmente amo, viajei várias vezes para Porto Seguro, sou encantada pelo litoral baiano. A expectativa é fazer um bom campeonato e largar bem no ano, será nosso primeiro evento. Temos um retrospecto bacana em etapas do Sul-Americano, conquistamos duas etapas em 2017 e queremos manter isso”, disse Ana.

Será a primeira vez que Nova Viçosa recebe uma etapa do torneio continental, que em 2018 contará com sete etapas. A quinta etapa do circuito também acontece na Bahia, em março, na cidade de Santa Cruz Cabrália, no sul do estado. O evento será transmitido pela DirecTV e também pelo site da Confederação Sul-Americana de Voleibol. Além dos jogos, a etapa contará também com oficinas de vôlei de praia e interação dos atletas com o público.

O ranking geral do Circuito Sul-Americano é feito apenas para os países, contando a pontuação da dupla mais bem colocada das nações em cada parada, mesmo que um país tenha mais de uma dupla no pódio. Os campeões de cada torneio somam 200 pontos, o vice, 180, o terceiro colocado, 160, reduzindo 20 pontos em cada posição seguinte.

ASCOM – PMNV

Source URL: http://r3news.com/2018/01/contagem-regressiva-para-circuito-sul-americano-de-volei-em-nova-vicosa/


Entregador faz ‘delivery de lanche’ para detento em presídio

by Rubens Floriano | 14 de janeiro de 2018 18:54

magens do circuito interno de vigilância do Presídio de Segurança Máxima de Maceió, no Alagoas, flagraram um entregador de lanches levando comida para um detento. O registro, publicado pelo G1 AL, é das 19h dia 26 de outubro de 2017.

Na chegada, um motoqueiro e um homem na garupa passam pela portaria do sistema prisional, se identificam e são liberados por agentes penitenciários. Na sequência, os dois homens acessam o presídio, com sacolas que carregam o que parece ser sanduíches e refrigerantes, e são recebidos por um detento. Um policial militar também aparece nas imagens, onde é visto conversando com o entregador e o preso. O oficial recebe ainda um pacote, cujo conteúdo não é possível identificar. Por fim, o detento passa com as sacolas na frente de outros policiais, que assistem à TV naturalmente, antes de seguir pelo corredor que leva às celas.

De acordo com a publicação, o coronel Klinger Mário, da Corregedoria da Polícia Militar do Estado, afirmou desconhecer o conteúdo do vídeo, mas relatou que uma investigação será aberta para investigar o caso. Já o vice-presidente do Conselho de Segurança Pública de Alagoas (Conseg), Antônio Carlos Gouveia, avaliou que as imagens podem indicar um grande esquema de corrupção com o envolvimento de agentes penitenciários e policiais militares. Segundo Gouveia, o Conseg também abrirá uma investigação para identificar todos os envolvidos.

G1 -Foto: G1 AL

Source URL: http://r3news.com/2018/01/entregador-faz-delivery-de-lanche-para-detento-em-presidio/


Porto Seguro: Adolescente é apreendido com submetralhadora de uso das Forças Armadas

by Rubens Floriano | 14 de janeiro de 2018 18:44

Um adolescente de 13 anos foi apreendido com uma submetralhadora usada apenas pelas Forças Armadas, em Porto Seguro, sul da Bahia, neste sábado (13). De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o adolescente foi encontrado com outros dois suspeitos, Davi Santana Silva, de 18 8anos, conhecido como “Pica-pau”, e Ângelo Santos Ruas, de 20, que foram presos.

Ainda de acordo com a Secretaria, o adolescente e os dois jovens presos são integrantes de uma organização criminosa que atua na região, e é responsável por diversos crimes envolvendo tráfico de drogas, homicídios e roubos a instituições financeiras. Eles eram monitorados pelas equipes de inteligência das unidades policiais. Na ação, além da submetralhadora foram localizadas duas placas de coletes balísticos, um quilo de maconha, uma balança, dois rádios comunicadores e dois aparelhos celulares.

A polícia informou também que o grupo tem participação na tentativa de assassinato de dois PMs dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, no fim do ano passado, na divisa entre Porto Seguro e Eunápolis. O adolescente apreendido, os dois jovens presos, a arma e os outros materiais encontrados foram levados para 1ª Delegacia Territorial de Porto Seguro.

BN  –  Foto: Divulgação / SSP-BA

Source URL: http://r3news.com/2018/01/porto-seguro-adolescente-e-apreendido-com-submetralhadora-de-uso-das-forcas-armadas/


Vacina fracionada não vale para viagens, alerta Anvisa

by Rubens Floriano | 14 de janeiro de 2018 18:35

Brasileiros que pretendem viajar a um país que exige a vacinação contra a febre amarela só poderão tomar a dose padrão do imunizante, e não a fracionada, informou nesta quinta-feira (11,)a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo nota divulgada no site do órgão, “não será emitido Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, em hipótese alguma, para quem apresentar comprovante de vacinação com etiqueta referente à dose fracionada”. O documento é obrigatório para a entrada nos países que pedem a vacina.

A imunização com doses fracionadas foi anunciada nesta semana pelo Ministério da Saúde e será adotada em municípios dos estados de São Paulo, Rio e Bahia. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal diante do avanço da doença em algumas áreas do país, como a região metropolitana de São Paulo, que confirmou as primeiras mortes pela doença na semana passada.

De acordo com a Anvisa, os viajantes internacionais fazem parte do grupo da população que deve receber a dose padrão. Integram este grupo ainda crianças de nove meses a menores de dois anos; pessoas com condições clínicas especiais (vivendo com HIV/Aids, ao final do tratamento de quimioterapia e pacientes com doenças hematológicas, entre outras) e gestantes.

Para poder receber a dose padrão, os viajantes deverão apresentar o comprovante da viagem no posto de vacinação.

Para entrar na Austrália, China, Colômbia e Índia, é preciso estar vacinado. Confira no link da Organização Mundial de Saúde[1] a lista completa de países exigem o certificado.

Veja São Paulo  por Rosana Zakabi
Endnotes:
  1. link da Organização Mundial de Saúde: http://www.who.int/ith/2017-ith-annex1.pdf?ua=1&ua=1

Source URL: http://r3news.com/2018/01/vacina-fracionada-nao-vale-para-viagens-alerta-anvisa/


Avião sai da pista e quase cai na água na Turquia

by Rubens Floriano | 14 de janeiro de 2018 18:29

Um avião que aterrissava no sábado à noite no aeroporto de Trabzon, no norte da Turquia, saiu da pista e quase caiu na água, mas finalmente não houve feridos entre passageiros e tripulantes.

Os 162 passageiros e os seis tripulantes do avião da companhia Pegasus Airlines, procedente de Ancara, foram evacuados em segurança da aeronave e ninguém ficou ferido, segundo a empresa.

As imagens da rede CNN Turquia mostram o avião parado perigosamente no limite de um precipício nas margens do Mar Negro.

Em outras imagens publicadas pela agência Dogan, fumaça preta era vista saindo do dispositivo.

No momento, as causas do incidente são desconhecidas, segundo o governado da região.

Uma das passageiras, Fatma Gordu, explicou à agência Anadolu o pânico que os passageiros viveram. “Começamos a inclinar-nos para o lado e depois para frente, houve uma onda de pânico, as pessoas gritavam”.

O aeroporto chegou a ser fechado brevemente, mas reabriu neste domingo de manhã.

 

Fonte:AFP

Source URL: http://r3news.com/2018/01/aviao-sai-da-pista-e-quase-cai-na-agua-na-turquia/


TCM-BA divulga edital para concurso; salários são de R$ 11,3 mil

by Rubens Floriano | 14 de janeiro de 2018 18:26

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) divulgou no sábado (13) o edital do concurso do órgão. São 10 vagas para os cargos de auditor estadual de controle externo e auditor de infraestrutura, com salários de R$ 11.317,17.

Segundo o TCM, podem concorrer às oito vagas para auditor de controle externo candidatos devem ter nível superior nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Ciência da Computação e Informática, Direito ou Economia. Já as duas reservadas para auditor de infraestrutura são destinadas a graduados em engenharia civil ou arquitetura.

As inscrições podem ser feitas até 19 de fevereiro, pelo site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebaspe/Cespe), empresa organizadora do certame. As provas devem ser aplicadas no dia 8 de abril.

Source URL: http://r3news.com/2018/01/tcm-ba-divulga-edital-para-concurso-salarios-sao-de-r-113-mil/


Acusado de matar Felipe de 08 anos em Teixeira de Freitas é morto em Nova Viçosa

by Rubens Floriano | 14 de janeiro de 2018 18:22

Wenderson Rocha da Silva, foi morto a tiros no fim da manhã desse último sábado, dia 13 de janeiro, na Avenida Oceânica, um das principais vias públicas da cidade de Nova Viçosa. Segundo testemunhas, Wenderson estava em companhia de um grupo de amigos, quando os dois pistoleiros chegaram numa moto, quando o carona sacou a arma e começou a atirar.

Ainda segundo testemunhas, após ser atingido pelo primeiro tiro, a vítima correu, mas foi acertada pelas costas, caiu e morreu no local. Outro rapaz também atingido no tiroteio foi socorrido ao Hospital Municipal de Posto da Mata e as últimas informações dão conta que seu estado de saúde é estável.

Quando tinha 15 anos de idade, Wenderson e um comparsa, também menor, mataram a pauladas o garoto Felipe Gomes Lisboa, o “Felipinho”, de 8 anos na época, durante um assalto na Estrada Maria Mil Réis, que liga Teixeira de Freitas ao interior de Caravelas. O pai de Felipe, Valdeixo Lisboa dos Santos, o “Liliu”, de 49 anos, também foi atacado com pauladas na cabeça e outras partes do corpo, mas conseguiu sobreviver. Pai e filho foram vítimas de um assalto e o objetivo dos dois infratores cruéis era roubar a motocicleta pilotada por Valdeixo.

O crime e apreensão

O garoto Felipe Gomes Lisboa, de 8 anos, chegou a ser socorrido e ficou internado na UTI do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), mas, não resistiu e veio a óbito.

Assim que souberam no bárbaro ataque os militares da Cipe-Mata Atlântica, unidade especializada com sede em Posto da Mata, deslocaram-se ao povoado de Rancho Alegre, às margens da rodovia BR-101, no município de Caravelas, onde meses atrás já havia acontecido uma “batida” policial e apreendido um menor acusado de cometer assaltos contra motociclistas nessa mesma estrada de Maria Mil Réis.

Chegando ao lugar os policiais localizaram a apreenderam dois adolescentes, sendo um de 15 e outro de 16 anos de idade, apontados como autores da barbárie. Minutos depois da apreensão, segundo os militares, o infrator de 15 anos admitiu o crime, entregou o comparsa e ainda indicou o local exato onde tinham escondido a motocicleta fruto do roubo, uma Suzuki Entruder, de cor vinho, placa MTH-8390.

Um pouco mais tarde os militares seguiram com os infratores apreendidos a um matagal dentro de uma plantação de eucalipto nas imediações do local do crime e lá localizaram a moto, uma bolsa escolar infantil que pertencia a Felipe, além de peças de roupas e outros pertences do pai e o filho Na noite da mesma sexta-feira, dia 22 de julho de 2016, os dois acusados foram apresentados à sede da 8ª Coorpin de Teixeira de Freitas.

Na audiência realizada na terça-feira, dia 13 de setembro de 2016, um dos infratores, de 16 anos, esteve ausente, já que foi liberado da internação provisória no dia 6 de setembro, após ter vencido o prazo limite de 45 dias previsto no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). Desde então não se tem notícia do infrator, que foi delatado por Wenderson na época, como sendo também responsável pelas pauladas dadas em pai e filho. (Por Ronildo Brito)

Source URL: http://r3news.com/2018/01/acusado-de-matar-felipe-de-08-anos-em-teixeira-de-freitas-e-morto-em-nova-vicosa/


BA-290: Motorista de lotação que morreu em acidente usava tornozeleira eletrônica

by Rubens Floriano | 10 de janeiro de 2018 15:48

Na tarde desta terça-feira, dia 9 de janeiro, uma pessoa morreu e sete ficaram feridas, após a colisão frontal entre um Fiat Stilo e uma caminhonete, na rodovia BA-290, entre Teixeira de Freitas e Alcobaça.

Com a batida, o motorista do Stilo, Carlos Eduardo Silva, o “Calça Rasgada”, ficou preso às ferragens e não resistiu. Outras sete pessoas, entre elas crianças, ficaram feridas e foram socorridas por equipes do SAMU ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF). Entre os feridos, segundo as últimas informações, dois permanecem em estado grave.

Durante a perícia de local, procedimento requerido pelo delegado Charlton Fraga, que responde pela Polícia Civil no município de Alcobaça e comandado pelos peritos do Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas (DPT), ficou constatado que Carlos Eduardo Silva, o “Calça Rasgada”, acusado de fazer transporte irregular de passageiros e que morreu na colisão, usava uma tornozeleira eletrônica.

Informações dão conta que “Calça Rasgada” já havia sido preso em Minas Gerais, de onde seria originário o equipamento eletrônico de vigilância. Testemunhas disseram à Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que o motorista do Fiat Stilo teria forçado uma ultrapassagem, invadido a contramão e batido de frente na caminhonete, mas a confirmação da causa do acidente só deve ser oficializada após a expedição dos laudos da Polícia Técnica.

(Informações Teixeiranews)

Source URL: http://r3news.com/2018/01/ba-290-motorista-de-lotacao-que-morreu-em-acidente-usava-tornozeleira-eletronica/