Museu Frans Krajcberg é aberto ao público e marca o primeiro ano da morte do artista

by Rubens Floriano | 18 de novembro de 2018 12:33

O Sítio Natura na cidade de Nova Viçosa foi aberto para visitação nesta quinta e sexta-feira (15 e 16/11) para marcar o primeiro ano da morte do artista Frans Krajcberg. No local está intacto o Museu Frans Krajcberg e suas obras mais celebradas pelo planeta. O público maior durante estes dois dias de visitação ao local, foi em especial, os turistas que estão na cidade por causa do feriadão da proclamação da república, professoras e alunos de toda região que tiveram visitas guiadas por todo parque artístico.

[1]

Mesmo Frans Krajcberg tendo doado todo seu acevo e patrimônio para o Governo da Bahia no ano de 2009 que, tem a obrigação de preservar de tudo que o artista deixou para a história -, Frans Krajcberg lavrou em vida e registrou no cartório de Nova Viçosa no ano de 2015, seis anos após a doação de todo seu patrimônio ao governo do Estado da Bahia, um testamento em que nomeou 5 pessoas que julgou da sua inteira confiança e que mais amou em vida para continuar dirigindo seu patrimônio e preservando sua história, sem que o Estado tenha o direito de destitui-las.

[2]

Frans Krajcberg nasceu em Kozienice na Polônia em 12 de abril de 1921 e morreu aos 96 anos de idade no final da manhã de quarta-feira, feriado da proclamação da república, no dia 15 de novembro de 2017, no Rio de Janeiro, onde estava internado há um mês no Hospital Samaritano, na zona sul da cidade. Ele era um renomado escultor, pintor, gravador, fotografo e artista plástico. Era considerado um dos 10 artistas mais valorizados do mundo e o escultor mais importante do planeta. Ninguém defendeu tão bem os animais, a floresta e a ecologia em um tudo como ele.

[3]

No final da manhã de domingo do dia 3 de dezembro de 2017, suas cinzas foram depositadas no tronco da árvore que sustenta a sua tão famosa e fotografada “Casa do Tarzan”, no Sítio Natura, na cidade de Nova Viçosa, onde o artista morava desde 1972. Somente no último ano de sua vida, ele deixou de subir a escadaria da casa, após uma recomendação médica. Na cerimônia de imortalidade do artista, inúmeras pessoas importantes da política, das artes, das letras, do cinema, do mercado empresarial, funcionários e fãs expressaram os seus mais diferenciados sentimentos e definições para a vida e obra de Frans Krajcberg.

A exuberante natureza de Nova Viçosa lhe deu o refúgio que buscava, onde morava desde 1972, abrigado na sua fabulosa Casa da Árvore, que ele gostava de chamar de “Casa do Tarzan”, além de ter ficado o seu amplo museu abrigando as suas obras mais famosas que nunca quis vender e que viajou o mundo com ele. O Sítio Natura, onde residiu os últimos 45 anos da sua vida cercado pela única porção de Mata Atlântica remanescente na região, e que tomou para si a tarefa de manter intacta, Frans Krajcberg estava construindo um museu para abrigar suas obras mais famosas. Por meio de suas peças valorosas, ele fez críticas a queimadas, exploração de minérios, desmatamento da Amazônia e desova de tartarugas marinhas.

Por Athylla Borborema –  FOTOS  Bruno Silva

Endnotes:
  1. [Image]: http://r3news.com/wp-content/uploads/2018/11/mused.jpg
  2. [Image]: http://r3news.com/wp-content/uploads/2018/11/mused3-1200x545_c.jpg
  3. [Image]: http://r3news.com/wp-content/uploads/2018/11/mused2.jpg

Source URL: http://r3news.com/2018/11/museu-frans-krajcberg-e-aberto-ao-publico-e-marca-o-primeiro-ano-da-morte-do-artista/


Morte do prefeito no Maranhão foi planejada e teve mandante, diz Polícia

by Rubens Floriano | 18 de novembro de 2018 12:13

As investigações do assassinato de Ivanildo Paiva, prefeito de Davinópolis, no Maranhão, apontam que o crime foi planejado e com um mandante. De acordo com o delegado regional de Imperatriz, Eduardo Galvão, resta saber se o mandante estava ou não no local do crime.

“O crime foi todo arquitetado. Se verifica que foi tudo planejado em relação a situação, que aponta que seja um homicídio que nós chamamos de mercenário. Alguém mandou. Além disso, embora não descartemos a presença do suposto mandante, provavelmente ele não participou da execução no local”, contou Galvão.

Outra ação realizada pela polícia está sendo uma perícia no celular de Ivanildo. De acordo com o delegado Eduardo, até o momento as ações se concentram na análise de possíveis digitais no aparelho.

“A gente não pode divulgar muita coisa, mas algumas perícias estão verificando fragmentos de digitais. Isso pode ser levado a um banco de dados. A princípio, o aparelho estaria travado e estamos tentando ter acesso ao conteúdo dele”.

BN – Foto: Divulgação

Source URL: http://r3news.com/2018/11/morte-do-prefeito-no-maranhao-foi-planejada-e-teve-mandante-diz-policia/


Retirada de médicos do Brasil é ‘retaliação’ do governo cubano, afirma AMB

by Rubens Floriano | 18 de novembro de 2018 11:58

A Associação Médica Brasileira (AMB) chamou de retaliação a decisão do governo de Cuba de retirar do Brasil os médicos cubanos que participam do Programa Mais Médicos.

Em nota divulgada neste sábado (17), a AMB afirmou que o governo brasileiro transferiu “de forma temerária” para Cuba parte da responsabilidade pelo atendimento na atenção básica e que isso deixou o Brasil “submisso aos humores” do governo de outro país. “Os impactos negativos previstos são os que estamos comprovando agora”, disse a nota.

Segundo a Agência Brasil, no comunicado, a AMB afirmou que o programa foi criado a partir de uma premissa equivocada: a de que não havia médicos em número suficiente no Brasil. O que não existe, segundo a entidade, são políticas públicas que atraiam e fixem esses profissionais nos municípios – sobretudo os menores e os mais distantes dos grandes centros.

“O governo brasileiro acabou lançando mão de importação de mão de obra, trazida numa condição análoga à escravidão: obrigada a abrir mão de mais de 70% do que o Brasil desembolsava e alocada independentemente das condições de trabalho existentes”, lembrou a Associação Médica.

De acordo com a nota, para resolver o problema definitivamente, é preciso criar uma carreira médica de Estado. Os atuais 458.624 profissionais contabilizados no Brasil atualmente são classificados pela entidade como suficientes para atender às demandas da população. “Essa crise será resolvida com os médicos brasileiros”, destacou a AMB. “Não vamos aceitar esta sabotagem com o povo brasileiro”, concluiu o comunicado da associação.

O documento sugeriu ainda como ações emergenciais para a serem adotadas em meio à “crise deflagrada” na saúde a reformulação e reforço do Piso de Atenção Básica; aumento do valor repassado pela União para a atenção básica para que municípios consigam contratar médicos na própria região; mudanças na forma de cálculo, garantindo mais recursos para municípios menores; e reforço do atendimento em áreas indígenas e de difícil acesso.

A AMB propôs também que se aumente o investimento nas Forças Armadas para aproveitar a experiência destas tanto em áreas de difícil acesso quanto em áreas indígenas, levando médicos e toda a infraestrutura de saúde necessária a essas localidades. méidicos mesmas condições ofertadas aos cubanos até então: moradia, alimentação e transporte.

Bahianoticias – Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Source URL: http://r3news.com/2018/11/retirada-de-medicos-do-brasil-e-retaliacao-do-governo-cubano-afirma-amb/


Juiz proíbe que Globo divulgue inquérito sobre assassinato de Marielle Franco

by Rubens Floriano | 18 de novembro de 2018 11:50

Um juiz criminal do Rio de Janeiro censurou a TV Globo em decisão liminar (provisória), ao proibir a divulgação do conteúdo de qualquer parte do inquérito policial que investiga os assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, informa o site G1.

A determinação é do juiz Gustavo Gomes Kalil, da 4ª Vara Criminal do Rio, e foi feita a pedido da divisão de homicídios da Polícia Civil e do Ministério Público do estado. O magistrado diz na sentença que “o vazamento do conteúdo dos autos é deveras prejudicial, pois expõe dados pessoais das testemunhas, assim como prejudica o bom andamento das investigações, obstaculizando e retardando a elucidação dos crimes hediondos em análise”.

Ele proíbe a emissora de publicar termos de declarações mesmo que as testemunhas não sejam identificadas. Também não permite que sejam divulgados procedimentos sigilosos usados em investigações e conteúdos de gravações de áudios, emails ou mensagens de vítimas, testemunhas ou investigados.

A Globo afirma que, em suas reportagens sobre o caso, evitou divulgar algo que pudesse pôr em risco as testemunhas ou as investigações.

Em nota exibida em seus telejornais, o Grupo Globo diz que irá cumprir a decisão judicial, mas irá recorrer. “[A decisão] fere gravemente a liberdade de imprensa e o direito de o público se informar, especialmente quando se leva em conta que o crime investigado no inquérito é de alto interesse público, no Brasil e no exterior”, diz a nota.

“A TV Globo quer assegurar o direito constitucional do público de se informar sobre eventuais falhas do inquérito que, em oito meses, não conseguiu avançar na elucidação dos bárbaros assassinatos da vereadora Marielle e do motorista Anderson. E deseja fazer isso seguindo seus princípios editoriais, o que significa informar sem prejudicar as investigações ou colocar em risco as testemunhas”, informa a Globo.

A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) também se manifestou. Para a associação, a decisão viola o direito dos brasileiros à livre circulação de informações de interesse público.

“A imposição de censura é uma afronta à Constituição. A liberdade de imprensa, fundamental para a democracia, deveria ser resguardada por todas as instâncias do Poder Judiciário, mas é frequentemente ignorada por juízes que, meses ou anos depois, são desautorizados por tribunais superiores”, diz a entidade.

“Nesse meio tempo, o direito dos cidadãos de serem informados fica suspenso, o que gera prejuízos irreparáveis para a sociedade. O caso em questão é um exemplo dessa prática absurda, que precisa acabar. Cabe ao Poder Judiciário preservar direitos constitucionais, não atacá-los.”

por Folhapress – Foto: Divulgação

Source URL: http://r3news.com/2018/11/juiz-proibe-que-globo-divulgue-inquerito-sobre-assassinato-de-marielle-franco/


Vôos mais baratos: aeroporto 9 de Maio em Teixeira de Freitas passará a operar por instrumentos

by Rubens Floriano | 18 de novembro de 2018 11:39

O Aeroporto 9 de Maio de Teixeira de Freitas passará a ser operado por instrumentos, porque acabou de ser contemplado nesta sexta-feira (16/11) pelo 3º Lote do TED – Termo de Execução Descentralizada, da Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil para receber a Instalação de uma Estação Meteorológica de Superfície Automática (EMS-A).

 

Conforme o prefeito Temóteo Alves de Brito (PSD), o secretário estadual de Infraestrutura da Bahia, Marcus Benício Foltz Cavalcanti já foi oficiado sobre a liberação dos recursos que serão destinados para o Aeroporto 9 de Maio de Teixeira de Freitas. O Governo do Estado é quem celebra o processo de concessão da outorga, até porque, será a Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia a responsável pela sua manutenção e segurança patrimonial.

 

“O investimento na implantação da EMS-A, indica que o nosso Aeroporto passará a operar por instrumentos e terá capacidade de receber aviões maiores, inclusive acabará com o problema de cancelamento de voos tanto para pouso quanto para decolagem em Teixeira de Freitas, além disso, a Azul Linhas Aéreas que hoje opera comercialmente no nosso Aeroporto com um Avião TR72 com capacidade para 68 passageiros, passará a operar com um Avião Jato da Embraer com capacidade para 130 passageiros e, naturalmente, o valor da passagem passará a ficar mais barata”, lembra o prefeito Temóteo Brito.

 

Segundo Flávio Guimarães de Pádua, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo, os equipamentos estão sendo adquiridos pelo Governo da Bahia em parceria com a Prefeitura Municipal junto ao Governo Federal, cuja implantação da EMS-A visa contribuir para a segurança, a regularidade e a eficiência na navegação aérea e representa, sobretudo, a consolidação dos voos comerciais em Teixeira de Freitas e da segurança turística e comercial da região.

 

Uma Estação Meteorológica de Superfície Automática é composta de uma unidade de memória central (“data logger”), ligada a vários sensores dos parâmetros meteorológicos (pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, precipitação, radiação solar, direção e velocidade do vento), que integra os valores observados minuto a minuto e os automatizam a cada hora.

Por Athylla Borborema – Teixeiranews

Source URL: http://r3news.com/2018/11/voos-mais-baratos-aeroporto-9-de-maio-em-teixeira-de-freitas-passara-operar-por-instrumentos/


Passageiro passa mal dentro de avião e morre na Bahia

by Rubens Floriano | 15 de novembro de 2018 14:59

Um passageiro que estava a bordo de um avião que sairia de Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia, em direção a Guaraulhos (SP) morreu após passar mal dentro da aeronave.

O caso aconteceu na quarta-feira (14), no voo 2268. Segundo informações da Passaredo Linhas Aéreas, o passageiro passou mal na aeronave ainda em solo. Ele foi atendido por bombeiros do aeroporto, e em seguida, por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Apesar das manobras, o passageiro foi a óbito.

A Passaredo informou que lamenta o ocorrido e está prestando todo o apoio necessário. A causa da morte não foi revelada.

(Informações G1)

Source URL: http://r3news.com/2018/11/passageiro-passa-mal-dentro-de-aviao-e-morre-na-bahia/


Corpo de ex moradora de mucuri é encontrado com sinais de violência em esgoto na Serra

by Rubens Floriano | 14 de novembro de 2018 15:49

O corpo de uma mulher foi encontrado boiando no esgoto de uma empresa mineradora da Serra. A vítima foi identificada como Ana Clésia Pereira, que trabalhava como auxiliar de serviços gerais em uma academia no mesmo município. Ela estava desaparecida desde o dia 2 de novembro.

De acordo com a Polícia Civil, havia uma marca de tiro na cabeça da vítima e o corpo dela apresentava vários sinais de tortura. O corpo foi encontrado, em adiantado estado de decomposição, por funcionários da empresa, durante um trabalho de manutenção, na última segunda-feira (12). Ele estava dentro de uma manilha de esgoto, perto da linha férrea da mineradora. A mulher vestia apenas uma blusa.

Imediatamente a Polícia Civil foi acionada e uma equipe do Corpo de Bombeiros precisou ir ao local para realizar o resgate. O corpo foi encaminhado para o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória e liberado na tarde desta terça-feira (13). Um irmão da vítima esteve no local, acompanhado de outras duas pessoas, e fez o reconhecimento e liberação do corpo. Ana Clésia será sepultada no município de Mucuri, no extremo sul da Bahia, onde mora a família dela.

Nas redes sociais, amigos e familiares da vítima fizeram apelos, nos últimos dias, pedindo informações sobre o paradeiro dela. Amigos disseram à reportagem da TV Vitória/Record TV que a mulher, que morava na Serra, havia saído de casa no último dia 2 e disse que ia para a casa de uma amiga.

No local, ela teria se divertido com colegas e, logo em seguida, desaparecido misteriosamente. Em uma foto publicada no perfil de Ana Clésia em uma rede social, no dia em que foi vista pela última vez, a vítima vestia uma blusa vermelha, a mesma que usava quando foi encontrada morta.

O caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção à Mulher (DHPM). Quem tiver qualquer informação que possa ajudar o trabalho da polícia deve entrar em contato com o disque-denúncia, pelo telefone 181 ou pelo site disquedenuncia181.es.gov.br. Não é preciso se identificar e o sigilo e anonimato são garantidos.

(Informações Folhavitória)

Source URL: http://r3news.com/2018/11/corpo-de-ex-moradora-de-mucuri-e-encontrado-com-sinais-de-violencia-em-esgoto-na-serra/


Mulher é morta a tiros no interior de sua própria casa em Nova Viçosa

by Rubens Floriano | 14 de novembro de 2018 14:49

Rita de Cássia Rocha da Silva, que não teve a idade revelada, foi assassinada na noite desta terça-feira (13), com dois disparos de arma de fogo, sendo um na cabeça e o outro numa das pernas, no interior de sua própria residência, localizada à rua Henrique Brito, em Nova Viçosa.

Testemunhas disseram à polícia que Rita tinha envolvimento com drogas, mas essa informação ainda está sendo investigada. Ninguém soube informar se o assassinado chegou em algum veículo ou a pé.

Ainda na noite desta terça-feira, 13, após guia expedida pelo delegado Marco Antônio Neves, titular da Polícia Civil em Nova Viçosa, o corpo da mulher foi removido ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas. Um inquérito policial foi instaurado para investigar o crime.

(Informações Teixeiranews)

Source URL: http://r3news.com/2018/11/mulher-e-morta-tiros-no-interior-de-sua-propria-casa-em-nova-vicosa/


Acidente fere ex-vereadora de Itamaraju e deixa o filho dela morto na BR-101

by Rubens Floriano | 13 de novembro de 2018 14:54

Uma colisão frontal envolvendo uma caminhonete Fiat Strada, de cor azul, placa OKZ-2984 e um caminhão Volkswagen modelo 17190, pertencente a uma empresa de salgados, com sede em Eunápolis, feriu gravemente a ex-vereadora por Itamaraju, Joscélia de Souza, mais conhecida como Jú do PT, de 50 anos e levou ao óbito o filho dela, Jeferson Santos, o “Jefinho”, que estava ao volante, na tarde desta segunda-feira (12).

Segundo informações do Sargento Ivan Moura, do Grupamento do Corpo de Bombeiros de Teixeira de Freitas (GBM), a colisão foi frontal e logo depois a caminhonete onde estavam a ex-vereadora e o filho dela, capotou em direção ao acostamento. O acidente aconteceu na rodovia BR-101, em um trecho de reta entre os municípios de Itamaraju e Teixeira de Freitas.

Além do Grupamento do Corpo de Bombeiros (GBM), que ajudou na retirada do corpo da vítima fatal do interior do veículo, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e equipes do SAMU também estiveram no local. A ex-vereadora Jú do PT foi socorrida ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), onde acabou sendo levada pra ser avaliada em um dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ela deve passar por uma bateria de exames e somente após os procedimentos a unidade de saúde deve divulgar um boletim médico com o seu estado de saúde.

No local da batida os agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizaram a orientação do tráfego, que ficou lento por algumas horas e analisaram as frenagens dos dois veículos, dados que servirão para formalização do boletim de ocorrência com as possíveis responsabilidades da colisão.

(Informações Teixeiranews)

Source URL: http://r3news.com/2018/11/acidente-fere-ex-vereadora-de-itamaraju-e-deixa-o-filho-dela-morto-na-br-101/


Subtenente da PM expulso por roubo de armas é assassinado no ES

by Rubens Floriano | 12 de novembro de 2018 15:55

O subtenente da Polícia Militar Dulcindo do Carmo Machado, expulso da corporação no dia 1º de novembro por envolvimento com um roubo de armas na sede do 6º Batalhão, na Serra-ES., em julho de 2015, foi assassinado no início da tarde deste domingo (11), em Guarapari-ES.

O crime aconteceu nas proximidades de um local onde são realizados eventos na cidade.

As informações preliminares dão conta de que quatro indivíduos a bordo de um veículo HB20 passaram pelo local e efetuaram diversos disparos. Outro homem, ainda não identificado, também teria sido atingido no crime.

A última entrevista da vítima

Em entrevista concedida poucos dias após a expulsão, o subtenente afirmou que tinha como provar que não teve envolvimento com o furto de armas na sede do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na Serra, em 2015. Alegando inocência, Machado falou com a imprensa sobre a acusação de ter envolvimento com criminosos. “Eu prefiro trabalhar de ajudante de pedreiro do que sair da polícia com uma mácula dessa”, afirma.

Dulcindo tinha quase 30 anos de Polícia Militar. Ele entrou na corporação em 1989 e, há pouco tempo, se aposentou. Ele era subtenente no 4º Batalhão de Polícia Militar e foi expulso após a PMES concluir que o militar teve envolvimento com o crime. Sobre esse fato, Dulcindo diz que tem uma explicação. “Em primeiro lugar, eu não estou envolvido com furto de arma. O que houve é que um membro que eu investigava estava envolvido nesse caso”, falou.

(Informações: Folha Vitória)

Source URL: http://r3news.com/2018/11/subtenente-da-pm-expulso-por-roubo-de-armas-e-assassinado-no-es/