Petistas pedem reforço à segurança de prédios na marcha para registrar candidatura de Lula

by Rubens Floriano | 13 de agosto de 2018 19:03

Dirigentes do PT que estão à frente da marcha para o registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediram reforço na proteção de prédios dos ministérios. Segundo informações do blog Painel, da Folha de S. Paulo, os petistas levaram o pleito à Secretaria de Segurança do Distrito Federal (DF) por receio de que pessoas infiltradas danifiquem edifícios e eles tenham que arcar com a culpa e a responsabilidade.

O PT precisa registrar o nome de Lula na disputa até a próxima quarta-feira (15), mas não há garantias de que o ex-presidente seja autorizado a concorrer à Presidência da República. Preso há mais de quatro meses, ele foi condenado em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro no processo do triplex do Guarujá. Então, se o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) impugnar o pedido, o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), vai assumir a cabeça da chapa com a deputada Manuela d’Ávila (PCdoB) como vice.

Baianoticias  – Foto: Ricardo Stuckert

Source URL: http://r3news.com/2018/08/petistas-pedem-reforco-seguranca-de-predios-na-marcha-para-registrar-candidatura-de-lula/


Athylla Borborema lança edições inéditas das suas obras na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Pau

by Rubens Floriano | 13 de agosto de 2018 18:50

A 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo que começou no dia 3 e terminou na noite deste domingo, dia 12 de agosto, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, no bairro de Santana, que em 2018 trouxe o tema “Venha fazer esse download de conhecimento”, atraiu 700 mil aficionados pela leitura e ofereceu 1,5 mil horas de atividades ao longo de dez dias, numa programação cultural abrangente, mesclando literatura, gastronomia, cultura, negócios e muita diversão em um evento que foi palco para o encontro das principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, apresentando seus mais importantes lançamentos em um espaço total de 70 mil m² que teve 45 restaurantes e lanchonetes.

[1]

Conforme o engenheiro e escritor Luís Antônio Torelli, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), entidade idealizadora e gestora da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, a maior feira de livro da América Latina, este ano o evento restabeleceu suas vendas após as duas últimas edições afetadas pela crise econômica do país onde 492 marcas apresentaram seus mais importantes lançamentos e 4,8 milhões de títulos foram comercializados e 385 autores estiveram presentes como convidados da programação da Bienal. Este ano o evento recebeu 702 mil visitantes, recebendo 18 mil pessoas a mais em relação a edição anterior.

[2]

Além das tradicionais sessões de autógrafos e estandes de editoras, a Bienal teve uma extensa programação de palestras com escritores, debates sobre atualidades, local para saraus e shows, espaço infantil e área dedicada à gastronomia e a literatura de cordel nordestina. As principais atrações da 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo em 2018, foram os best-sellers estrangeiros que levaram os fãs a formar aquelas filas gigantes para pegar um autógrafo.

[3]

O time de escritores brasileiros da Bienal também foi forte com autores que arrastam multidões: Mauricio de Sousa, Ziraldo, Fernanda Montenegro, Lázaro Ramos, Antônio Prata, Raphael Montes, Vitor Bonini, Julián Fuks, Luiz Ruffato, Ana Maria Machado, Djamila Ribeiro, Ana Maria Gonçalves, Miriam Leitão, Maria Ribeiro, Fabrício Carpinejar, Walcyr Carrasco, Adriana Falcão, Bela Gil, Ryane Leão, Alice Sant’Anna, Moraes Moreira, Socorro Lira, Maciel Melo, Bráulio Tavares, Elisa Lucinda, Eva Furnari, Xico Sá, Sérgio Vaz, dentre tantos outros.

[4]

Um dos 10 autores baianos que representaram a Bahia na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em 2018, esteve o escritor e jornalista Athylla Borborema que lançou pela Editora PerSe (SP) duas edições inéditas dos seus livros mais importantes e mais lidos ao longo dos seus 25 anos de literatura: A 2ª edição do seu primeiro livro “Amor à Paz” lançado pela primeira vez em 1º de setembro de 1993 e o seu livro mais famoso “A Menina do Céu Cor-de-Rosa” que ganhou a 8ª edição durante a Bienal.

[5]

O livro “Amor à Paz” de frases de sabedoria olímpica de 900 páginas que foi todo adaptado para o seu lançamento na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo foi, sobretudo, o ingrediente principal para se comemorar os 25 anos do autor na literatura brasileira. O livro traz na apresentação uma homenagem ao radialista e jornalista Antônio Araújo Santana, um dos primeiros professores do escritor no inicio da sua carreira jornalística e que prefaciou a obra na primeira edição em 1993.

[6]

Athylla Borborema é considerado um dos escritores nordestinos mais inovadores e originais de seu tempo e um dos maiores entusiastas da educação através da arte e da literatura, seu trabalho atualmente ocupa a lista das obras mais recomendadas da literatura nacional. Ele é titular de uma grande contribuição ao jornalismo, à cultura, à literatura e à política. As suas obras representam o auge artístico do escritor e jornalista, que sabe documentar como ninguém o seu tempo.

[7]

Autor com mais de 30 livros publicados, todos campeões de vendas e premiados no mundo inteiro. Dentre os seus livros mais famosas estão: Comunicação na Bandeja; Casamento Sem Sexo; O Poeta que Comprou o Mar; Arroto; Infância Violentada; O Poeta que não Conseguiu Morrer; A Fome que me Comia; Do Assessor de Imprensa ao Assessorado; Meus Gatos, Meus Anjos; Um Gole D’Água; A Prova do Crime; Menino da Roça; O Capoeirista das Palavras; O Diálogo do Perito com o Cadáver; A Garotinha do Vestido Azul; A Menina do Céu Cor-de-Rosa e tantos outros.

[8]

O livro “A Menina do Céu Cor-de-Rosa” é um romance policial contagiante, intrigante e excitante que tem enriquecido a bibliografia do jornalismo literário nacional e é talvez o livro mais lido de Athylla Borborema e que ganhou na 25ª Bienal, uma edição revista e ampliada com o lançamento da sua 8ª edição. O autor narra à história da jovem MSC. Um clássico baseado em um fato real que reúne ficção e realidade na história de uma adolescente que estuprada pelo pai, é forçada a encarar o mundo da prostituição, apostar na sorte, experimentar fetiches e acaba caindo em um túnel escuro regado a drogas e assume o risco de perder para sempre aquilo que tem de mais valoroso: ela mesma.

[9]

“A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é o imenso palco que celebra a transformação que os livros fazem na vida das pessoas. Momento de aprender, conhecer autores, realizar sonhos, encontrar novos livros, fazer novos amigos. Isso aqui é um mundo de fascínio, conhecimento e alegria. Essa foi à segunda vez que participei deste evento encantador como escritor convidado para representar o meu Estado (a Bahia) e mais uma vez pude comprovar que o livro é o benfeitor da humanidade”, festejou Athylla Borborema.

[10]

E acrescentou: “É fascinante conviver todos os dias com 120 mil pessoas ao mesmo tempo, aficionadas pela leitura. A Bienal é o lugar certo para se aproximar de seus autores preferidos nas sessões de autógrafos, participar da extensa programação cultural com atividades para todas as idades e preferências, ampliar e solidificar amizades, além de ampliar o conhecimento com a imensidão de oportunidades oferecidas pelos livros. O papel do evento é justamente esse, incentivar a literatura, cultura e educação”, literatizou o escritor.

Com informações do portal Teixeiranews 

Endnotes:
  1. [Image]: http://r3news.com/wp-content/uploads/2018/08/bienal-02-1.jpg
  2. [Image]: http://r3news.com/wp-content/uploads/2018/08/bienal-03.jpg
  3. [Image]: http://r3news.com/wp-content/uploads/2018/08/bienal-04.jpg
  4. [Image]: http://r3news.com/wp-content/uploads/2018/08/bienal-05.jpg
  5. [Image]: http://r3news.com/wp-content/uploads/2018/08/bienal-06.jpg
  6. [Image]: http://r3news.com/wp-content/uploads/2018/08/bienal-07.jpg
  7. [Image]: http://r3news.com/wp-content/uploads/2018/08/bienal-08.jpg
  8. [Image]: http://r3news.com/wp-content/uploads/2018/08/bienal-09.jpg
  9. [Image]: http://r3news.com/wp-content/uploads/2018/08/bienal-10.jpg
  10. [Image]: http://r3news.com/wp-content/uploads/2018/08/bienal-11.jpg

Source URL: http://r3news.com/2018/08/athylla-borborema-lanca-edicoes-ineditas-das-suas-obras-na-25a-bienal-internacional-do-livro-de-sao-pau/


PRF detêm homem com mandado de prisão em aberto em Teixeira de Freitas

by Rubens Floriano | 9 de agosto de 2018 15:20

Agentes da Polícia Rodoviária Federal 9PRF) durante fiscalização de rotina na BR 101, detiveram por volta das 11 horas da manhã desta quarta-feira, 08 de agosto, no KM 884, em Teixeira de Freitas, José Souza Aguiar, com um mandado de prisão em aberto pelo crime de favorecimento a prostituição.

O acusado que trafegava em uma motocicleta Dafra/Speed 150, de cor prata, placa MRZ 3227, recebeu ordem de parada e foi solicitado os documentos, do condutor e do veículo, foi quando José disse que não os possuía.

Ao consultar o sistema SERPRO e (BNMP), foi constatado um mandado de prisão de número 00205-85 de 13/08 de 2011 por favorecimento a prostituição. A motocicleta estava com o licenciamento atrasado e foi recolhida para o pátio credenciado.

O acusado foi encaminhado à delegacia de Teixeira de Freitas e apresentado ao delegado para as medidas cabíveis.

(Com informações Bahiaextremosul)

Source URL: http://r3news.com/2018/08/prf-detem-homem-com-mandado-de-prisao-em-aberto-em-teixeira-de-freitas/


Primeira transexual a mudar nome e gênero sem cirurgia ou ação judicial mora na Bahia

by Rubens Floriano | 19 de julho de 2018 18:55

A primeira pessoa a conseguir registrar a mudança de nome e de gênero em cartório, sem a necessidade de uma ação judicial ou cirurgia de mudança de sexo, vive na Bahia. A cabeleireira Melissa Rocha mora em Itabuna e garantiu sua nova certidão de nascimento, na manhã de quarta-feira (18), em um cartório da cidade.

Essa mudança foi possibilitada por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Em fevereiro, a corte determinou que pessoas transgênero podem mudar o nome e o gênero no registro civil, sem a burocracia antes exigida.

“Estou muito feliz com todo esse processo que estou passando, com essa mudança de gênero e de nome”, declarou Melissa ao G1. Ao portal, a cabeleireira contou o caminho que percorreu até conseguir o documento. De acordo com a publicação, ela entrou com um ação judicial em 2017, mas desistiu do processo após mais de um ano de tramitação e uma série de documentos exigidos. Com a nova determinação, o oficial do cartório, Rafael Donadel, disse que há outros pedidos similares em andamento.

Segundo a publicação, todo o processo de mudança é sigiloso. No caso de Melissa, o pedido foi acompanhado pela advogada Jurema Cintra, que é ativista e assessora jurídica do Humanus, grupo de defesa dos direitos de pessoas LGBT de Itabuna. “As ações judiciais se arrastavam por anos em judiciários de todo o país, como já acompanhamos. Temos ações que foram até negativas, com decisões desfavoráveis para pessoas trans. Hoje em dia, poder chegar no cartório, protocolar em 30 dias uma ação judicial sem laudo médico, sem laudo psicológico. A certidão já estar pronta é uma vitória muito grande às pessoas trans, que sofriam constantemente discriminação por conta do seu nome de registro ser totalmente diferente da sua identidade social”, destacou a profissional.

BN – Foto: Reprodução / TV Santa Cruz

Source URL: http://r3news.com/2018/07/primeira-transexual-mudar-nome-e-genero-sem-cirurgia-ou-acao-judicial-mora-na-bahia/


Ministério da Saúde confirma 677 casos de sarampo em seis estados brasileiros

by Rubens Floriano | 19 de julho de 2018 18:43

O Brasil confirmou, até a última terça-feira (17), 677 casos de sarampo em seis estados: Amazonas, Roraima, Rondônia, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. De acordo com boletim do Ministério da Saúde, divulgado nesta quarta-feira (18), há ainda 2.724 casos em investigação.

A pasta informou que o país enfrenta atualmente dois surtos de sarampo, no Amazonas (444 casos confirmados) e em Roraima (216), ambos relacionados à importação. “Isso ficou comprovado pelo genótipo do vírus (D8) que foi identificado, que é o mesmo que circula na Venezuela”, informa o ministério em nota.

Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo. O atual esforço do Ministério da Saúde é para manutenção do certificado, com a tentativa de interromper os surtos e impedir que se estabeleça a transmissão sustentada da doença, quanto o mesmo surto tem duração acima de 12 meses.

A pasta informou que intensificou a vacinação das crianças, público mais suscetível ao sarampo. Ainda assim, adultos não vacinados devem receber a vacina prioritariamente em locais onde há surto da doença, como em Roraima e Manaus (AM).

B N – Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

 

Source URL: http://r3news.com/2018/07/ministerio-da-saude-confirma-677-casos-de-sarampo-em-seis-estados-brasileiros/


ACM Neto diz que PT fez manobra para aproveitar momento favorável a Lula no Judiciário

by Rubens Floriano | 10 de julho de 2018 03:07

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), diz que o comportamento do Judiciário neste último domingo (8) é “péssimo” para o Brasil, devido à instabilidade jurídica instalada. O imbróglio judicial ocorreu depois que o desembargador plantonista do Tribunal Regional Federa da 4a Região (TRF4), Rogério Favreto, mandou soltar o ex-presidente Lula (PT) em três ocasiões, mas as três decisões foram anuladas por outros magistrados.

Novamente questionado na manhã desta segunda-feira (9) sobre o caso, o presidente nacional do DEM alfinetou o PT. “A gente percebeu ali uma certa manobra do PT, que queria se aproveitar de um momento favorável no Judiciário para reverter uma decisão colegiada”, cutucou.

“Esse vai e vem é realmente algo inacreditável. Me pareceu muito estranho um juiz que estava no plantão tomar uma decisão que não se enquadrava nesse momento de plantão, contrariando, inclusive, decisões colegiadas pregressas tanto do próprio TRF4, quanto até mesmo do STJ e do STF”, analisou.

(Informações: Bocão News) foto: divulgação

Source URL: http://r3news.com/2018/07/acm-neto-diz-que-pt-fez-manobra-para-aproveitar-momento-favoravel-lula-no-judiciario/


Rui lidera ranking de governadores que mais cumpriram promessas de campanha

by Rubens Floriano | 10 de julho de 2018 03:02

Um novo levantamento das promessas de campanha cumpridas pelos governadores eleitos em 2014 mostrou novamente que Rui Costa (PT) é um dos gestores que mais colocou em prática aquilo que prometeu antes de ser eleito.

Segundo o novo levantamento do G1, publicado nesta segunda-feira (9) e que levou em conta os 3 anos e meio de mandato, Rui executou 54 promessas completamente e 20 parcialmente, de 2015 até julho de 2018. Se quiser cumprir tudo o que disse que faria na campanha, o governador baiano ainda precisa, nos próximos meses, colocar em prática 41 projetos. Entre eles estão a implementação do VLT metropolitano e a instalação do SAC social nos centros sociais urbanos.

O ranking se baseou no programa de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em sabatinas, entrevistas e debates.

Com informações do bn – Foto: Camila Souza/GOVBA

Source URL: http://r3news.com/2018/07/rui-lidera-ranking-de-governadores-que-mais-cumpriram-promessas-de-campanha/


Câmara pode votar parecer sobre Escola sem Partido nesta quarta

by Rubens Floriano | 10 de julho de 2018 02:59

A comissão especial que analisa o Projeto de Lei 7180, da chamada Escola sem Partido, se reúne nesta quarta-feira (11) para a votação do parecer do relator Flavinho (PSC) sobre o texto do projeto. O deputado apresentou um substitutivo que prevê que cada sala tenha um cartaz com seis deveres do professor. O primeiro deles, sugerido na proposta, determina que o educador não poderá cooptar os alunos para nenhuma corrente política, ideológica ou partidária.

O texto também altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) para afastar a possibilidade de oferta de disciplinas com o conteúdo de “gênero” ou “orientação sexual”. Segundo a Agência Câmara, além do cartaz, também estaria previsto que o professor não poderá incitar os alunos a participar de manifestações e também deverá indicar as principais teorias sobre questões políticas, socioculturais e econômicas. As diretrizes teriam ainda repercussões sobre os livros paradidáticos e didáticos, as avaliações para o ingresso no ensino superior, as provas para o ingresso na carreira docente, e as instituições de ensino superior.

Foto: Reprodução / EBC

Source URL: http://r3news.com/2018/07/camara-pode-votar-parecer-sobre-escola-sem-partido-nesta-quarta/


Governo anuncia acordo de leniência com Odebrecht; empresa pagará R$ 2,72 bi

by Rubens Floriano | 10 de julho de 2018 02:57

O governo federal anunciou um acordo de leniência com a Odebrecht nesta segunda-feira (9). Com o tratado, o grupo se compromete a pagar R$ 2,72 bilhões para a União por causa do envolvimento em desvios investigados na Lava Jato.

 

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, o termo foi firmado em meio a um embate com técnicos e autoridades do Tribunal de Contas da União (TCU), que acusam a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Controladoria-Geral da União (CGU), representantes do governo, de sonegar informações da corte e de driblar a necessidade de seu aval prévio.

 

Os recursos do acordo terão que ser pagos em 22 parcelas anuais e serão rateados entre órgãos como Petrobras, Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS), Infraero, Valec e Trensurb. O montante refere-se aos esquemas envolvendo as empresas do grupo Odebrecht, exceto Braskem, e o Executivo federal.

 

Dos valores pactuados, R$ 900 milhões se referem a propinas pagas a ao menos 150 agentes públicos; R$ 1,3 bilhão equivale a lucros indevidos, obtidos em 49 contratos; e R$ 442 milhões são multas.

 

Em dezembro de 2016, o Ministério Público Federal (MPF) já havia assinado um acordo mais amplo com a Odebrecht, de R$ 3,8 bilhões, que envolvia restituição de recursos não só ao governo federal, mas a estados e municípios brasileiros, além de autoridades suíças e americanas.

 

Porém, a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Advocacia-Geral da União (AGU), não haviam participado das tratativas. A parcela referente aos órgãos federais, acertada naquela ocasião, é compatível com a que foi pactuada agora com o governo federal. Os valores depositados pelo grupo em juízo serão repassados ao governo. O governo não levou em conta o superfaturamento exato das obras da Odebrecht, alegando que isso demandará apuração mais aprofundada.

Este é o quarto acordo de leniência firmado pelo governo federal com empresas alvo da Lava Jato, mas já se vislumbra a possibilidade de entraves à sua execução. O acordo da Odebrecht com o governo veio mais de três anos após a CGU iniciar tratativas com o grupo empresarial, cujos executivos firmaram um amplo acordo de colaboração na esfera criminal.

Bahia Notícias – Foto: Reprodução / GloboNews

Source URL: http://r3news.com/2018/07/governo-anuncia-acordo-de-leniencia-com-odebrecht-empresa-pagara-r-272-bi/


Em Brasília, governo baiano discute obras da Fiol e do Porto Sul

by Rubens Floriano | 10 de julho de 2018 02:54

As obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) e do Porto Sul na Bahia foram pauta de reunião entre o governador Rui Costa e o embaixador da China, Li Jinzhang, nesta segunda-feira (9), em Brasília. O objetivo principal é cumprir as etapas de negociação para viabilizar o início dos trabalhos. Para impulsionar o cronograma, o Governo do Estado se dispôs a prestar todo o apoio necessário e pediu ao representante do governo chinês que a embaixada fosse um elo junto ao consórcio liderado pela China Railway Group, interessado na execução das obras.

O embaixador Li Jinzhang garantiu que marcará um novo encontro com o consórcio para que o acompanhamento seja detalhado e as informações repassadas às instâncias governamentais brasileiras. O secretário estadual da Casa Civil, Bruno Dauster, ofereceu o apoio necessário para o encaminhamento das soluções de entraves burocráticos e de licenciamento para tornar possível a obra, além de contribuir na interlocução com os municípios.

Por BN  – Fotos: Elói Corrêa / GOVBA

Source URL: http://r3news.com/2018/07/em-brasilia-governo-baiano-discute-obras-da-fiol-e-do-porto-sul/